quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Paixão por Séries: Dance Academy


  

Se existe algo que eu gosto mesmo de fazer em meu tempo ocioso, é ficar na frente da TV zapeando os canais procurando por algo levemente interessante que possa fisgar minha atenção. Em 2012, enquanto eu esperava o segundo semestre para que as aulas na Federal começassem e antes de eu ter um trabalho, eu tinha muito tempo ocioso.

Foi assim que acabei me deparando com Dance Academy, série australiana exibida pelo finado (ao menos para os usuários Sky) Boomerang. Não sei qual o fator que mais me chamou a atenção enquanto eu assistia episódios avulsos no canal. Talvez tenha sido a narração em off, que é um recurso que sempre me encanta, ou talvez a ingenuidade da protagonista, Tara. Ou mesmo o fato de ser uma série que girava em torno do balé. Quão raro é isso?

De qualquer forma, eu fiquei viciada em pouquíssimo tempo e tratei de me atualizar sobre a trama, que na época estava em sua segunda temporada. Mas então, veio o trabalho e a faculdade e eu simplesmente abri mão da série e só voltei a vê-la ano passado, quando esta chegou ao seu fim na terceira temporada.
Embora tenha tido vida curta, Dance Academy contabilizou 65 episódios que são puro amor e essa postagem tem o intuito de explicar por quê:



1º Personagens:

Dance Academy é repleta de personagens marcantes, é impossível não gostar ou se identificar com ao menos um deles. Na primeira temporada já somos apresentados a grande parte deles, como a própria protagonista, Tara Webster, que é a menina do interior, ingênua e cheia de sonhos, que vai para Sydney para estudar na Academia e aumentar as chances de um dia fazer parte da Companhia Nacional de Balé.
Há também, Kat, que é a garota descolada, filha de duas estrelas e que não parece se importar muito em fazer parte do mundo da dança, já que viveu ali sua vida toda. Com o decorrer da trama, acaba se tornando a melhor amiga de Tara.
Falando em amigos de Tara, há o Sammy, que é um garoto judeu que adora dança, mas tem que enfrentar o pai que não aceita nem um pouco seu filho mais velho se interessar por algo “tão afeminado” quanto balé. Ele é um dos personagens que mais cresce na história e um dos que mais deixa saudades.
Temos também, Abigail, que é “a vilã” durante a primeira temporada, por sempre estar tentando sabotar Tara e por ser perfeccionista e competitiva demais. O balé é sua obsessão, e talvez ela deseje ainda mais que a própria Tara uma vaga na Companhia. Abigail é a minha personagem favorita, porque ela é muito mais que o estereótipo de garota má.
"Você acabou de combinar inspiração com dança ou desespero com dança?"

E também há os interesses amorosos da protagonista: Ethan e Christian. O primeiro é o meio-irmão mais velho de Kat, estrela da Academia e o primeiro rapaz por quem Tara se apaixona. Ele por vezes é arrogante e egoísta, mas vai evoluindo com o tempo. Já Christian é o deslocado, o garoto que dança balé por causa da mãe falecida, mas que na verdade é um rebelde que adora Street Dance e sair por aí com seu Skate. Ele e Tara têm uma relação conturbada que, por vezes, é interferida por Kat, que também possui sentimentos por ele.
 
Além desses, há os professores da Academia e personagens não menos interessantes que só viriam a ser introduzidos na segunda temporada, como Grace, a garota prodígio no balé que se mudou de Londres para Sydney. Ben, que é um alívio cômico para a história, mas que também tem sua carga de drama. E Ollie, o bailarino gay assumido, descolado e que acaba se dando muito bem com a Abigail.

 2º Enredo



O mais interessante da história de Dance Academy é que ela ainda tem um clima de High School só que dentro de uma escola de dança. É a união do clichê com o original que torna tudo tão divertido de se assistir. Enquanto nos dramas teens as personagens estão lutando para serem mais populares ou para serem os melhores atletas, aqui, elas brigam entre si para serem os melhores dançarinos.
Chega a ser obsessiva a busca deles pela perfeição durante a dança. E a competitividade para conseguir papéis em alguma apresentação só para poder contar no currículo para a Companhia é imensa. Chega um momento na terceira temporada em que a turma tem que entrar em acordo para que um não passe por cima do outro e destrua os laços entre eles por conta de uma vaga na tão sonhada Cia de Balé.

3º Localização

A história se passa em Sydney, na Austrália, então a fotografia da série e os lugares são belíssimos e são uma nova descoberta (ao menos foram para mim). Antes de Dance Academy eu nem sequer fazia ideia do belo sotaque australiano e hoje posso identificá-lo a quilômetros. É uma ótima experiência para quem gosta de conhecer novos lugares através de séries. Há até mesmo filmagens no interior onde se podem ver… cangurus! Não é muito amor?

4º Romances


Dance Academy tem tanto romance quanto qualquer série teen pode ter. São tantos casais e tantas mudanças de casais que é até difícil acompanhar e se manter firme em um só ship. Eu particularmente sempre vou achar Abigail e Sammy, porque eles são totalmente opostos, mas se dão tão bem, muito embora a relação deles dê uma giro de 360° ao decorrer da história.
Outro casal que foi muito marcante para mim, foi Ben e Tara que, como Abigail e Sammy, também eram tremendos opostos, mas acabaram ficando juntos e foi algo muito especial e… ainda estou superando o final, ok?


 

 5º Danças



Quem ama dança, tem a obrigação de assistir Dance Academy, porque têm de contemporânea às mais clássicas, como balé. E são números encantadores em sua maioria. Impossível não se apaixonar pelos números de dança de cada temporada e pedir por mais, muito mais na próxima.


Enfim, só o que me resta a dizer é: Assista Dance Academy, é legal, é teen, é divertida e tem episódios curtos de 20 e tantos minutos. Dê uma chance, sei que vai adorar. ;)
 


4 comentários:

Paulo Roberto Patriota (Usina-Co) disse...

Eu comecei a assistir e viciei, chorei horroris com s despedida de Sammy ,completamente apaixonada por ele,gostaria tanto que ele descobrisse seu verdadeiro Amor ele amava olle e Abigail com a mesma intensidade acho eu,e tara acho que ele combina com Ethan Amo todos

Paulo Roberto Patriota (Usina-Co) disse...

Eu comecei a assistir e viciei, chorei horroris com s despedida de Sammy ,completamente apaixonada por ele,gostaria tanto que ele descobrisse seu verdadeiro Amor ele amava olle e Abigail com a mesma intensidade acho eu,e tara acho que ele combina com Ethan Amo todos

Unknown disse...

Achei uma crueldade conosco os telespectadores a morte do Sammy, o segundo melhor personagem na minha opinião, só perdendo pra Kat, chorei muito a morte dele, parecia que não se tratava de uma morte nunha série de tv, mas sim de uma morte real de um amigo muito querido!

artcult disse...

Pois é... tadinho do menino... tb chorei muito!

Postar um comentário